quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Giulia Moon - Autora de Kaori, Perfume de Vampira

Entrevista com Giulia Moon, autora de Kaori - Perfume de Vampira



Pergunta: Conte um pouco sobre você. Quando decidiu escrever? Qual seu gênero favorito e por que?


Giulia: Sou paulistana, publicitária, e já fui diretora de criação, ilustradora e sócia de agência de publicidade.
     A princípio, eu sempre fui mais ligada ao aspecto visual da criação, pois iniciei minha carreira como diretora de arte. Mas sempre fui uma leitora contumaz, que lia muito e rápido, principalmente livros de fantasia, ficção científica e terror. Só decidi me dedicar de modo mais constante à escrita quando ingressei num grupo de discussão chamado Tinta Rubra, no ano de 2000.
     Era um grupo bastante excêntrico para a época, pois reunia pessoas de todas as idades e formações, que tinham em comum a paixão pelos vampiros. Eu adorava vampiros, estava fascinada pela obra de Anne Rice. Já tinha lido Bram Stoker, Sheridan Le Fanu e escrito uma longa história de vampiros chamada “A Dama Branca”. Estava me divertindo muito na Tinta, onde logo passei a ser uma das moderadoras. E, o mais legal: os meus contos faziam o maior sucesso!
     Foi então que percebi que um público mais amplo e imparcial do que a minha roda de amigos curtia o que eu escrevia, e que tinha potencial para me dedicar a literatura. Foi nessa época também que a minha preferência pelo gênero de terror fantástico, especialmente de vampiros, se firmou. Comecei a produzir muito, praticamente escrevia um conto por semana e, em 2003, lancei o meu primeiro livro, “Luar de Vampiros”, pela Scortecci.
     Em 2004, recebi uma proposta de publicação pela Landy Editora, cujo editor tinha lido um conto meu num tablóide literário. Saiu, assim, o meu segundo livro: “Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros”, com 33 contos de vampiros e outras criaturas fantásticas. Em 2006, lancei também pela Landy mais uma coletânea de contos de terror fantástico: “A Dama-Morcega”. E agora, em 2009, surgiu finalmente o meu primeiro romance, “Kaori: Perfume de Vampira”, pela Giz Editorial.


Pergunta: Fale um pouco da sua obra. Como foi escrevê-la? O que mais você gosta nela? Onde podemos encontrar mais detalhes.

Giulia: Com “Kaori: Perfume de Vampira”, eu resgatei, de certa forma, o meu lado japonês, que tinha sido meio esquecido durante muitos anos. “Kaori” é uma história de vampiros que corre em dois caminhos paralelos, em dois tempos e mundos diferentes. Uma linha segue pelo Japão feudal, na Era Tokugawa, quando Kaori, uma bela garota de quinze anos, filha de um taverneiro de beira de estrada, é transformada numa kyuketsuki (vampira, em japonês).
     Nesse cenário surgem cortesãs pérfidas, bravos samurais, senhores feudais impiedosos e criaturas fantásticas da vasta tradição japonesa de terror, como o nekomata, um monstruoso gato de duas caudas. A outra linha narrativa segue pela São Paulo atual, onde Kaori, já como vampira, percorre as ruas estreitas da Liberdade, a avenida Paulista, o Parque da Aclimação, à caça de suas vítimas. 
     Nessas andanças ela cruza o caminho de Samuel, um homem solitário que trabalha para um misterioso instituto que pesquisa a fauna fantástica urbana. O livro vai narrando as duas histórias em paralelo, até o final, quando elas finalmente se cruzam.
     Para compor esses cenários, principalmente a do Japão feudal, pesquisei História do Japão, os hábitos da época e tive a ajuda de algumas pessoas da colônia japonesa de São Paulo. A parte moderna, da São Paulo contemporânea, exigiu conhecimento em algumas tecnologias modernas, o que demandou mais pesquisas. Enfim, todo o livro foi concebido com muito suor e trabalho árduo, não apenas com inspiração e criatividade. E, por isso mesmo, trouxe uma satisfação e realização inéditas para mim.
     Os capítulos iniciais de “Kaori: Perfume de Vampira” podem ser lidos no site da Livraria Cultura:

Pergunta: Fale sobre o seu trailer. Qual a importância dele para você? Como foi produzi-lo? Como o publico o tem recebido?

Giulia: O meu vídeo acabou de sair do forno e vai continuar inédito até a Mostra de BookTrailers. Foi feito em casa, na unha, com a ajuda da designer Natalli Tami e o trabalho incansável do meu companheiro Roberto Melfra, escritor e computólogo, que praticamente fez o filme inteiro. Mas o que mais me enche de orgulho em relação a este booktrailer é que todas as ilustrações são de minha autoria.
     Desenhei Kaori, Samuel, Takezo, Missora, enfim, alguns dos principais personagens do livro, atendendo aos pedidos de amigos leitores. E acho que ficou bem legal. É como se os personagens de Kaori virassem parte de um HQ ou mangá, o que tem tudo a ver com o espírito do livro, pois alguns leitores já fizeram até cosplays com os personagens. Vai ser uma novidade interessante. Pela primeira vez, Kaori surge, através do olhar de sua “mãe”... rs.


Pergunta: Fale sobre a Mostra de BookTrailers. Porque as pessoas deveriam ir? O que você espera deste evento? O que você pretende apresentar no evento?

Giulia: A Mostra de BookTrailers é uma idéia muito legal. Para mim, é um prazer e orgulho muito grande participar dela. Os booktrailers estão aí, crescendo e se multiplicando e merecem um olhar mais atento como uma nova mídia, uma nova forma de comunicação com o público leitor, mais barata e ao alcance dos autores novos, que não têm muitos canais de divulgação. Acho que, mesmo que seja apenas por curiosidade, quem gosta de estar antenado nas novidades não pode deixar de ir à mostra. Tenho certeza que vai se divertir muito.
     Na Mostra, pretendo apresentar o meu vídeo e conversar um pouco com o público e, se tudo der certo, vou levar alguma atração extra, mas ainda não está confirmada, por isso não vou dizer nada por enquanto.


Pergunta: Fale dos seus outros trabalhos. O que mais você tem publicado? Quais seus próximos projetos?

Giulia: Este ano foi bastante agitado. Além de “Kaori”, participei de várias coletâneas de contos: “Território V”, “Galeria do Sobrenatural”, “Imaginários – Volume I” e da revista Portal Fundação. Um conto curto com Kaori também saiu pela revista curitibana “Lama”. O meu conto “Leitor Voraz” foi publicado no último número da revista Superpedido. Fui convidada para mais duas coletâneas de contos de vampiros, agora pro final do ano, e, claro, no ano que vem, virá o segundo livro do universo de “Kaori”, que pretendo começar a escrever já em dezembro. Quero começar 2010 com força total, pois completo 10 anos como escritora!


Informações Adicionais


Livro:
Kaori, Perfume de Vampira
Editora Giz Editorial
372 páginas


Sinopse:
     Século XV Kaori, uma bela garota com o perfume da sedução, trilha caminhos perigosos entre samurais, senhores feudais, prostitutas e criaturas mágicas do folclore japonês. No seu caminho, surge José Calixto, um artista sensível e apaixonado, capaz de tudo para dar vida a uma obra imortal. Século XXI na fervilhante Avenida Paulista, coração de São Paulo, Samuel Jouza tem uma profissão peculiar. Ele observa vampiros para um misterioso instituto de pesquisas. Mas ao salvar um menino das garras dos sanguessugas, o olheiro percebe que a sua profissão é muito mais perigosa do que imaginava. De um lado, a magia das sagas heróicas de samurais e o mistério das antigas lendas do Japão. Do outro, uma aventura ágil e atual, que tem como cenário o Brasil contemporâneo.


Site Oficial:



2 comentários:

  1. Das obras que conheço da Moon, Kaori supera todas expectativas! Muito diferente ver a habilidade dela em uma obra tão longa (eu que estou acostumado aos contos). E, cá entre nós, tem mil vezes mais construção e profundidade do que a Meyer... E merece um sucesso mil vezes maior! ;)

    ResponderExcluir
  2. Li Kaori e estou impressionado! Tantos anos lendo livros sobre vampiros de autores estrangeiros, e de repente descubro que tem uma maravilhosa escritora bem aqui no meu país. Já tinha lido algo de André Vianco, mas nada me prendeu tanto como Kaori de Giulia Moon. Sinto orgulho de ser brasileiro, de verdade!

    ResponderExcluir