quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Thales Guaracy - Autor de Amor e Tempestade

Entrevista com Thales Guaracy, autor de Amor e Tempestade





Pergunta: Conte um pouco sobre você. Quando decidiu escrever? Qual seu gênero favorito e porque?

Thales: Sou jornalista de formação, editor e romancista. Como repórter publiquei a biografia do comandante Rolim Amaro, o Sonho Brasileiro, e como romancista fiz Filhos da Terra, O Homem Que Falava com Deus, A Quinta Estação, Campo de Estrelas e o mais recente Amor e Tempestade. Comecei a pensar em escrever aos 16 anos, quando achei que meu avô, filho de italianos que contava histórias e cantava canções antigas, poderia render um bom livro de histórias. Acabaria realizando esse projeto em 1998 com Filhos da Terra, meu primeiro romance. E, como vendeu, acabei continuando. tenho gosto muito variado, mas gosto dos muito dos épicos brasileiros, especialmente Guimarães Rosa, e Erico Verissimo. O que tem a ver também com meu trabalho.


Pergunta: Fale um pouco da sua obra. Como foi escrevê-la? O que mais você gosta nela? Onde podemos encontrar mais detalhes.

Thales: Apesar de ser um romance bem brasileiro, Amor e Tempestade foi quase todo escrito em Nova York, onde morava. A história é contada no próprio livro. Trata-se de um romance típico, com suspense, ação, num fundo de guerra - o tenentismo e a marcha da coluna prestes nos anos 1920 - além de um herói meio anti-herói, que passa pelos principais personagens e acontecimentos históricos da época. É também uma reflexão sobre a natureza do heroísmo e o que faz um homem ficar na família ou rebelar-se contra ela.


Pergunta: Fale sobre o seu trailer. Qual a importância dele para você? Como foi produzi-lo? Como o publico o tem recebido?

Thales: Achei um bom meio de comunicação, despertou interesse de algumas pessoas que são mais estimuladas pelo que vêem do que por aquilo que lêem.


Pergunta: Fale sobre a Mostra de BookTrailers. Porque as pessoas deveriam ir? O que você espera deste evento? O que você pretende apresentar no evento?

Thales: O trailer se a definição estiver suficiente e falar sobre o livro - não sou de pirotecnias, só sei é conversar.


Pergunta: Fale de seus outros trabalhos. O que mais você tem publicado? Quais seus próximos projetos?

Thales: Estou escrevendo um livro de memórias em poesia. Mas não é muito bom falar do que não está pronto.

Informações Adicionais




Livro:
Amor e Tempestade
Suma de Letras Brasil
376 Páginas.

Sinopse:

     Filho de uma tradicional família mineira, o jovem Coaraci vê sua vida mudar após a morte da mãe e do novo casamento do pai. A presença da nova madrasta, Sinhá Ana Umbelina, e do irmão postiço, Quinzinho, desencadeia uma crise familiar e Coaraci começa a se sentir rejeitado. Enviado ao seminário a contragosto, o rapaz nutre um desejo contido de vingança contra Sinhá e Quinzinho. Deserdado, abandona suas origens e seu amor de infância, a jovem Eleonora, seguindo viagem rumo a um épico périplo pelo Brasil do início do Século XX. 
     Abandonando a ideia de virar padre, Coaraci alista-se voluntariamente no exército brasileiro em meio a um tempestuoso cenário político. Saindo de São Paulo, o jovem percorre com seu batalhão 9 mil quilômetros em busca do inimigo Luiz Carlos Prestes, que marcha com a coluna pelo país. No caminho encontra terras devastadas, tentações da carne e do espírito e procura também desvencilhar-se das imagens do passado. 
     Enquanto isso, Eleonora resiste ao assédio de Quinzinho e a outras ameaças ainda maiores que podem decidir definitivamente seu destino e o de Coaraci.


Nenhum comentário:

Postar um comentário