quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Nelson Magrini - Autor de Os Guardiões do Tempo

Entrevista com Nelson Magrini, autor de Os Guardiões do Tempo



Pergunta: Conte um pouco sobre você. Quando decidiu escrever? Qual seu gênero favorito e porque?



Nelson: Bom, antes de tudo quero lhe agradecer, Leandro, por esta oportunidade de estar aqui e dar um alô a todos!
     Sou engenheiro mecânico, com ênfase em Planejamento e Gestão Empresarial, área na qual ministrei consultoria por muitos anos, além de cursos e palestras. Sendo um leitor voraz, decidi escrever a partir do ano 2000, algo tipo “eu sabia que sabia escrever” e foi assim. Rabisquei algumas coisas, trechos desconexos, só para ver se havia “cara de livro” e parti de cara para o meu primeiro romance. Nem me passou pela cabeça começar com contos ou textos menores.
     Quanto ao meu gênero favorito, comecei com ficção-científica por ter uma fascinação pelo espaço desde de criança, tanto que meu maior hobby é o estudo da Física, com destaque para Mecânica Quântica e Cosmologia. Passado alguns anos, entrei na literatura de terror (aqui no Brasil, antigamente tudo era chamado de terror). Acho que esta foi uma passagem natural, muito embora ainda adoro ficção e tenho livros que podem ser classificados de ficção-científica, muito embora a tônica seja o terror ou a aventura.


Pergunta: Fale um pouco da sua obra. Como foi escrevê-la? O que mais você gosta nela? Onde podemos encontrar mais detalhes.

Nelson: Os Guardiões do Tempo foi meu segundo romance escrito, ou seja, anterior a ANJO A Face do Mal, o primeiro que publiquei. Um tanto diferente de meus anteriores publicados, por ser uma fantasia de ficção com muita aventura e humor, voltado para todas as idades, ainda assim traz minhas características de mistério, suspense e, neste caso, uma pitada de terror na medida certa. Escrevê-lo foi, ao mesmo tempo, prazeroso e uma aventura, pois sendo meu segundo livro (o primeiro ainda é inédito), eu queria aprimorar muito minhas qualidades de escrita e mesmo, de tecer tramas, o que acho que consegui plenamente. A vantagem de tê-lo publicado somente agora é que a escrita foi totalmente revista e se encontra dentro de meus modos atuais, o que tornou o texto ainda melhor, em minha opinião.
     Embora seja destaque o ritmo incessante e as cenas de aventura, o que mais gosto desta obra são seus personagens e não só os três principais, Duda, Ciça e Rogério. Tenho de destacar um alienígena, um mercador chamado Fizcat, bem como outros dois, Dig e Dreg. O trio de garotos, juntos com esses outros três dão um tom de humor à trama tornando-a verdadeiramente hilária em certas passagens, e nem por isso perde-se o suspense e mesmo, passagens que chegam a assustar o leitor.
     Quem quiser mais detalhes pode ler um trecho do capítulo 1 no Fontes da Ficção, http://fontesdaficcao.wordpress.com/category/nelson-magrini/ , ou uma entrevista com os personagens, que todos que leram acharam hilária, exatamente ao nível do livro, no Nelson Magrini – Oficial ®, http://nmagrini.blogspot.com/ .
     Adoraria se o pessoal passasse por lá e deixasse comentários.


Pergunta: Fale sobre o seu trailer. Qual a importância dele para você? Como foi produzi-lo? Como o publico o tem recebido?

Nelson: Vou me abster de detalhes, pois não quero estragar a surpresa. Em relação à produção, ela ficou a cargo do Amauri Modesto, capista de vários títulos da Giz Editorial e um gigante nessa área. Também em relação à recepção do público, nada posso dizer, pois o trailer é inédito. Será levado a público pela primeira vez no evento.
     Agora, em relação à importância, acho fundamental para divulgação, daqui para frente. O que começou há pouco tempo, e até de um modo tímido, atualmente vem ganhando enormes proporções e creio que passará a ser parte integrante de qualquer lançamento. Certamente, uma maneira de divulgação / apresentação que veio para ficar.


Pergunta: Fale sobre a Mostra de BookTrailers. Porque as pessoas deveriam ir? O que você espera deste evento? O que você pretende apresentar no evento?

Nelson: O motivo da presença do público é o mesmo que ocorre em palestras, debates, mesas redondas, etc, ou seja, se atualizar em relação ao que está acontecendo e àquilo que vem por aí, além de uma maior inteiração entre autor e leitor, outra coisa que vem crescendo muito ultimamente.
     Espero, sinceramente, uma maior interatividade com os leitores e público em geral. Mais do que um crescimento da Literatura Fantástica no Brasil, o gênero está se tornando um verdadeiro movimento, adjunto e complementar a outros, seja o Movimento Gótico, Contracultura Vampírica, etc.
     Em termos de apresentação, além do booktrailer, devo optar por um bate papo descontraído, falando um tanto sobre a obra e deixando o público se manifestar.


Pergunta: Fale de seus outros trabalhos. O que mais você tem publicado? Quais seus próximos projetos?

Nelson: Em termos de obras publicadas, tenho as seguintes:
     ANJO A Face do Mal: uma aventura de mistério e suspense, cujo personagem principal é Lúcifer. Um evento que apenas ocorreu uma vez, e que deu origem a todo universo e ao próprio Lúcifer irá se repetir, o que ameaça fazer eclodir uma guerra entre os anjos e demônios. Nesse meio tempo, uma misteriosa entidade, aqui na Terra, caça indistintamente homens, anjos e demônios.
     Relâmpagos de Sangue: um livro muito mais denso e angustiante que o anterior, onde o terror impera desde o princípio. Os dois personagens principais, Sara e Jôs, estão tendo visões e sonhos relacionados com a cor vermelha e tempestades, além de um lapso de memória, e isso está lhes tornando a vida um inferno. Para esclarecer o que anda acontecendo, decidem retornar ao local onde passaram férias há um mês, sem saber que algo os espreita. Descobrir o mistério por detrás da trama faz parte da leitura.
     Isabella, conto da coletânea Amor Vampiro: retrata a paixão de um humano por uma vampira. Mas antes de lhe conquistar o amor, ele tem de lhe resgatar a humanidade.

     Em termos de projetos, já tenho dois livros prontos. Um deles, o primeiro que escrevi em minha carreira, já totalmente revisado e atualizado, traz o mesmo trio central de Os Guardiões do Tempo, muito embora com tramas diferentes. Neste, um Universo Paralelo se aproxima do nosso, criando uma passagem entre os universos. Nesse meio tempo, um fenômeno misterioso ameaça engolir ambos universos.
     O segundo é um livro de terror, onde um dos personagens é um vampiro, embora não exatamente nos moldes tradicionais. É uma trama diferente, tensa e angustiante em determinadas passagens, trazendo de novidade uma certa dose de erotismo, mas pertinente à trama.
     Afora este dois, estou na metade de uma ficção de terror, tão assustadora quanto Relâmpagos de Sangue, além de uma sem fim de projetos rabiscados. Inclusive, uma boa notícia para aqueles que adoraram Isabella. Escrevi hoje o prólogo de seu livro solo, que será o projeto que passarei a desenvolver daqui para frente.
     Como você pode ver, idéias não faltam. E se depender de mim, com a colaboração e apoio da editora, tudo isso chegará aos leitores, é só uma questão de tempo.

     Bom, é isso. Mais uma vez, obrigado por este bate-papo agradável e abraço a todos!



Informações Adicionais



 
Livro:
Os Guardiões do Universo
Editora Giz Editorial
333 páginas
 
Site Oficial:
 
 
Sinopse:
    Os Guardiões do Tempo é uma fantasia de ficção, com muita aventura, mistério e humor. Três garotos, Duda, Ciça, e Rogério, são levados ao futuro e, em uma corrida pela galáxia, têm que desvendar um enigma, a última esperança de salvar o Império Galáctico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário