segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Leandro Reis - Autor de Filhos de Galagah

Entrevista com Leandro Reis, autor de Filhos de Galagah




Pergunta: Conte um pouco sobre você. Quando decidiu escrever? Qual seu gênero favorito e por quê?

Leandro: Nasci em São José dos Campos e fixei residência por aqui mesmo. Formei-me em Bacharel de Computação e trabalho com prazer na área de tecnologia desde então.
     Sempre fui fanático por HQ´s, jogos, desenhos animados e filmes. Mas, entre eles os que mais me chamavam a atenção eram os com heróis, em especial, guerreiros. Lembro que o primeiro filme que assisti no cinema foi “Os mestres do Universo”, e depois vi “Willow na Terra da Magia”. Isso me fascinou e, antes de conhecer Tolkien (Que provavelmente inspirou estes dois) eu já estava fisgado por histórias fantásticas.
     Atraído por este tema era impossível eu não me encontrar com a febre nerd dos anos 90: RPG. Joguei todos os sistemas possíveis, mas os que mais gostava ainda eram os de alta fantasia. Nessa época eu já gostava de escrever, mas foi inventando as histórias para os amigos que tomei gosto pela coisa. Criei um mundo e populei-o com personagens, locais fantásticos e lendas. Foram vários anos criando material para Grinmelken, nome que batizou este mundo.
     Um dia percebi o potencial que este material possuía. Os contos escritos, as idéias avulsas e os personagens criados, então tudo começou. Um capítulo tímido, depois outro e cá estamos: compartilhando Grinmelken com vocês.


Pergunta: Fale um pouco da sua obra. Como foi escrevê-la? O que mais você gosta nela? Onde podemos encontrar mais detalhes?

Leandro: Dividir a escrita de Filhos de Galagah com meu trabalho principal foi algo custoso e desgastante, mas também foi extremamente divertido e compensador. Foram várias noites sentado na frente do computador, preparando a história com carinho. Relendo parágrafo a parágrafo. Planejando capítulo a capítulo.
     Isto tudo porque Filhos de Galagah é um pedacinho de Grinmelken, um pedacinho que se encaixa neste mundo sobre o qual pretendo escrever por um bom tempo.
     O que mais gosto em Filhos de Galagah são os personagens, cada um tem sua história, seu destino, mesmo que ele não fique claro em um único livro. Destes personagens, gosto em especial da relação herói/ anti-herói que minhas duas protagonistas, Galatea e Iallanara, possuem. Uma relação bem peculiar, sobre a qual construo minha trama.
     Mais detalhes sobre Filhos de Galagah e Grinmelken, como contos, descrição de regiões, personagens, deuses e ilustrações, podem ser encontradas no site oficial.
     O endereço é http://www.grinmelken.com/


Pergunta: Fale sobre o seu trailer. Qual a importância dele para você? Como foi produzi-lo? Como o publico o tem recebido?

Leandro: Quando eu me preparava para a publicação de Filhos de Galagah, pesquisei sobre o mercado, olhei obras que estavam sendo publicadas e obras que pretendiam ser lançadas. Foi neste ponto que conheci um Book Trailer e, ao conhecê-lo, eu tive a certeza de que precisava fazer o meu.
     Como eu disse antes, eu adorava quadrinhos, filmes, games e desenhos animados. Todos tem o apelo visual como ponto comum. Por isso, ao fazer o trailer fui extremamente rigoroso com os desenhistas ( Foram vários a ilustrar Grinmelken até eu conhecer o Licínio Souza) e, principalmente com o diretor do meu trailer, meu irmão, Leonardo Reis.
     Os desenhos já estavam prontos, por isso eu e o Leonardo levamos pouco menos de um mês para acertar os ponteiros e terminarmos o trabalho. O resultado me agradou demais. Me arrepio cada vez que assisto, pois ele tem um gostinho de “missão cumprida”. Acredito que a recepção do público também foi muito boa, tendo o trailer sido responsável por muitos que hoje conhecem Grinmelken.


Pergunta: Fale sobre a Mostra de BookTrailers. Porque as pessoas deveriam ir? O que você espera deste evento? O que você pretende apresentar no evento?

Leandro: As pessoas devem ir em todos os eventos culturais que puderem. Sem hesitar! Larguem a TV e procurem uma das inúmeras atividades culturais que ocorrem à sua volta.
     A I Mostra de Book Trailers, porém, é um evento que tem tudo para divertir e informar. Cada book trailer é único. Uma janela aberta direto na cabeça do escritor. Uma sinopse diferente, com trilha sonora, imagem e ação, tudo para levar a você o sentimento que o escritor quer passar. No meu caso: Aventura e Glória.
     A maioria dos autores da mostra são pessoas que estão ganhando, cada vez mais, seu espaço dentro do mercado editorial. Conhecê-las é dar a oportunidade para que estes escritores possam conquistá-los.
     Eu espero que o evento seja um marco para os Book trailers nacionais. Algo que ganhe força e se torne cada vez maior, divulgando nossa literatura, nosso trabalho.
     Neste evento apresentarei o trailer do Filhos de Galagah que, apesar de poder ser visto no youtube, lá estará com alta resolução e clima de cinema, e pretendo apresentar em primeira mão o trailer do meu próximo livro: O Senhor das Sombras. Este último, inédito, só será publicado na web em 2010, mas eu vou adorar compartilhá-lo com vocês e ver as reações.
     Finalizando, Licínio de Souza, o desenhista oficial de Grinmelken e meu irmão, Leonardo Reis também estarão lá no evento para podermos conversar sobre este trabalho.


Pergunta: Fale de seus outros trabalhos. O que mais você tem publicado? Quais seus próximos projetos?

Leandro: Filhos de Galagah foi publicado em Dezembro de 2008. O segundo livro, O Senhor das Sombras, está previsto para 2010. Publiquei também contos em revistas e Antologias como “Anno Domini” e “Paradigmas 3”, além de sites especializados como Contos Fantásticos e RPGVale.
     Alguns projetos estão no prelo, como a antologia “No mundo dos Cavaleirose Dragões”, onde participo como convidado especial, e outros ainda estão tomando forma.
     Além disto, sempre disponibilizo material no site oficial de Grinmelken. Contos, principalmente.


Informações Adicionais





Livro:
Filhos de Galagah
Idea Editora
342 Páginas.



Site Oficial:


Sinopse:

Prólogo do Livro:

Booktrailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário