segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Rober Pinheiro - Autor de Lordes de Thargor

Entrevista com Rober Pinheiro, Autor de Lordes de Thargor: O Vale de Eldor



Pergunta: Conte um pouco sobre você. Quando decidiu escrever? Qual seu gênero favorito e por quê?
Rober: Me chamo Roberlandio Alves Pinheiro, cearense desde 1977 e paulista faz uns 20 anos. Minha paixão pela literatura vem desde pequeno, quando, pra desespero da minha mãe, eu me desviava do caminho que sempre fazia para ir à escola e fugia até uma banca de jornal. Comecei como todo bom moleque de 9, 10 anos, pelas HQ's da Turma da Mônica e gibis de super-heróis.
     Aos poucos, fui migrando pros livros, e aos quinze, já tinha lido nomes interessantes da literatura mundial, como García Márquez, Salinger, Saramago, Ubaldo Ribeiro e Murilo Rubião. O negócio da escrita começou por essa época também. Ganhei de presente uma agenda escolar e comecei a preeencher as páginas com histórias de deuses e guerreiros (algumas de super-heróis também) e fui criando pequenos contos desconexos, cuja única ligação entre si eram a temática fantástica. Algum tempo depois, mostrei esses contos a um amigo e ele me sugeriu reuní-los em algo maior e escrever sobre isso. Foi o primeiro passo para a criação do mundo de Thargor.
     A partir daí, dos contos e da ideia, comecei a esboçar um universo inteiro, com geografia, cronologia, raças, crenças, mitos e tudo o mais que pudesse me ajudar na composição de uma história que fosse ao mesmo tempo interessante e que tivesse embasamento em tudo aquilo que eu havia livro/visto/aprendido. Pendi pra fantasia pela capacidade que ela tem de nos mostrar o quanto podemos enxergar de nós mesmos através do uso do lúdico. Dois autores a quem considero como minhas maiores influências, o Gabriel Garcia Márquez e o Murilo Rubião, brincam com esse dualismo real/mágico com um primor incomparável. E foi isso, essa capacidade de trazer o real através do uso de elementos mágicos que me atraiiu até a literatura de fantasia.



Pergunta: Fale um pouco da sua obra. Como foi escrevê-la? O que mais você gosta nela? Onde podemos encontrar mais detalhes?


Rober: Thargor é um vasto mundo criado por dois grandes deuses, únicos enquanto seres de pensamento e forma e, aos mesmo tempo, contrapartes complementares. No início, eles deram vida e forma o um mundo estéril e o povoaram com as mais diversas raças, desde aqueles chamados de místicos aos humanos.
     Contudo, estes dois, chamados Yeshimir e Yeshithar, possuíam temperamentos distintos e, enquanto um deles buscava o caminho do saber através da harmonia, o outro procurou o caminho da evolução pelas artes da guerra. E, a partir deste embate, o mundo entrou na era dos conflitos. Sempre tive contato com as mais diversas formas de religião e sempre me chamou a atenção o fato de poucas delas, principalmente as religiões monoteístas, não representarem a dualidade criadora, se apoiarem sobre a unicidade patriarcalista e relegarem a parte feminina ao nada.
     Em Thargor, os deuses criadores representam essa dualidade, aquilo que, a rigor, cada um traz dentro de si. Embora não seja mal, um deles carrega um ímpeto mais voltado para batalha, um coração bélico, por assim dizer. Com isso, eu quis trazer pra obra um pouco daquilo que vivenciamos também. Afinal, quem já não teve vontade de mandar tudo às favas, esquecer o diálogo e partir pra briga? Os deuses, enquanto seres únicos, criaram o mundo juntos, contribuíram para o aprendizado de seus filhos e fizeram daquela terra uma espécie de paraíso. Porém, chegou num ponto em que cada um quis impor sua vontade ao outro, e aí a coisa degringolou. Aqui, entra outro aspecto importante e interessante do livro. Todas esssas guerras e deuses e raças de Thargor acabaram extrapolando seu próprio universo e influenciando um outro mundo, ainda incipiente, criando uma cultura nova baseada nestes preceitos.
     Durante todo o processo de escrita, sempre procurei trazer juntas a questão da fantasia, da religiosidade (sem, no entanto, tornar a obra panfletária ou proselitista) e sua ligação com a realidade. E, dentre todos os aspectos que Lordes de Thargor apresenta, talvez esse link entre o mágico e o real seja o que mais me atraia. Mas, Thargor possui muitas outras facetas, histórias e curiosidades além das que citei. Para além da série, desenvolvi um blog onde compartilho com os leitores todas essas informações. Lá, está descrita toda a longa história de Thargor, desde a criação do mundo, às raças e as muitas guerras que assolaram esse mundo mágico até seu contato com Argor, um reino distante conhecido como Terra.
     O enredeço do site é http://www.lordesdethargor.com/



Pergunta: Fale sobre o seu trailer. Qual a importância dele para você? Como foi produzi-lo? Como o publico o tem recebido?


Rober: Quando pensei em fazer o booktrailer do livro Lordes de Thargor, a primeira coisa que me veio à cabeça foi que o vídeo precisava ser sucinto, tem um ritmo ágil e aguçar a curiosidade de quem o visse em conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho. Já na primeira imagem eu quis trazer a questão da dualidade destes dois mundos em que a história transita, Argor e Thargor, bem como a questão premente da magia, que foi a causa dessa ruptura e também de elo entre eles.
     Já há tempos tinha a ideia do booktrailer, mas apenas agora e graças ao convite para participar da I Mostra de Book Trailers consegui realizar esse intento. Acho muito interessante o uso dessa ferramenta como forma de divulgação da literatura. Cada vez mais, vemos a conversão dos muitos meios de comunicação e usar o vídeo para divulgar o escrito é uma tendência que só tende a crescer nos próximos anos.
     Quanto à produção, tenho que agradecer muito ao escritor M. D Amado, pela paciência e carinho com que se dedicou à realização do vídeo. Durante o processo,fiz o roteiro, escolhemos as imagens e todo a parte de montagem ficou à cargo dele. Um trabalho muito bem feito. A receptividade do booktrailer foi muito boa.
     Nos primeiro quatro dias, o vídeo tem uma média de 350 visualizações, número que considero bastante expressivo.



Pergunta: Fale sobre a Mostra de BookTrailers. Porque as pessoas deveriam ir? O que você espera deste evento? O que você pretende apresentar no evento?


Rober: A I Mostra de Book Trailers é um evento inportante na medida em que abre mais uma porta para a divulgação da literatura. E o faz de maneira interessante e inovadora, através do uso da imagem e do som.
     Creio que prestigiar o evento é uma forma de ajudar a literatura, principalmente o gênero fantasia, a romper essa barreira de impedimento que ainda existe e fazê-la extrapolar os limites do fandom.
     Espero realmente que a I Mostra consiga desempenhar um papel de mediadora entre os autores e o público e, para tanto, espero contribuir com a minha parte, não apenas exibindo o booktrailer, mas também apresentando uma visão dos pontos que considero mais significativos no meu trabalho.


Pergunta: Fale de seus outros trabalhos. O que mais você tem publicado? Quais seus próximos projetos?


Rober: Tenho publicado o livro Lordes de Thargor, o Vale de Eldor, o primeiro romance ambientado nesse universo mágico e uma participação especial na antologia de ficção científica Invasão, com o conto "A Última Esperança", além de contos publicados em sites da internet.
     Também está previsto para ser lançado até o final do ano o quarto volume do projeto Paradigmas, que traz outro conto meu. Atualmente, estou escrevendo o segundo romance da série, chamado Lordes de Thargor, o Herdeiro de Seämus.
     Também participo como autor convidado da seleta de conto No Mundo dos Cavaleiros e Dragões, com organização de Ademir Pascale e farei o prefácio, além de participar com um conto, da antologia de ficção científica UFO - Contos Não Identificados, com organização da escritora Georgette Silen.


Informações Adicionais

Livro:
     Lordes de Thargor, o Vale de Eldor 
     Editora Biblioteca 24x7 
     324 Páginas.
 
     VER RESENHA


Blog:

Sinopse:

Primeiro Capítulo:

Booktrailer:

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário